Sumário
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Preparar-se para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares complexos como o IME, ITA, USP, UFRJ, entre outros envolve mais do que revisar conteúdos; é fundamental compreender profundamente os tipos de textos literários que se encontram frequentemente nestas provas. Este guia detalhado explora os elementos essenciais da narrativa—personagem, tempo e espaço—e oferece exemplos práticos que ilustram como esses elementos são utilizados para criar histórias envolventes, bem como, significativas. Com este conhecimento, você estará bem equipado para analisar, assim como, responder às questões de literatura de forma competente e confiante.
Personagem: o coração da narrativa
A personagem é a espinha dorsal de qualquer narrativa, servindo como o catalisador para a ação e, do mesmo modo, o desenvolvimento da trama. Ela pode assumir várias formas, desde humanos até animais, ou objetos personificados, cada um desempenhando papéis cruciais como protagonistas, antagonistas ou personagens secundários. Assim, a complexidade de uma personagem influencia diretamente a conexão do leitor com a história. Exploraremos três exemplos:
- Fácil: Sherlock Holmes, da série “As Aventuras de Sherlock Holmes” de Arthur Conan Doyle, é o detetive quintessencial cuja inteligência, assim como, a capacidade de dedução são exibidas ao resolver enigmas complexos. Holmes é um exemplo brilhante de como um personagem principal conduz a narrativa por meio de suas ações e pensamentos lógicos.
- Intermediário: Elizabeth Bennet, em “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen, desafia as normas sociais da sua época. A transformação de Elizabeth ao longo do livro, de uma jovem julgadora para uma mulher que entende a complexidade das relações, exemplifica um arco de desenvolvimento de personagem rico e envolvente.
- Difícil: Raskolnikov, de “Crime e Castigo” de Fiodor Dostoiévski, é um estudo de personagem intensamente complexo e multifacetado. Seu conflito moral interno e sua luta com as consequências de seus atos proporcionam uma exploração profunda dos temas de culpa e redenção.
Tempo: estruturando a narrativa
O elemento do tempo numa narrativa determina como se conta e percebe a história. Ele pode ser linear, não-linear, ou circular, cada método trazendo diferentes dimensões e profundidades à narrativa. O tempo afeta como se constrói o enredo e como se revelam os eventos ao leitor. Exemplos incluem:
- Fácil: “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway segue uma linha do tempo linear e concisa, destacando a jornada épica de um homem contra a natureza. A utilização do tempo realista reforça a tensão e a persistência do protagonista.
- Intermediário: “O Som e a Fúria” de William Faulkner é famoso por seu uso inovador de tempo não linear. A narrativa é fragmentada e apresentada por meio de diferentes perspectivas, refletindo a complexidade das memórias e percepções dos personagens.
- Difícil: “Cem Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez usa o tempo de forma circular, com a história se repetindo por várias gerações. Este uso do tempo realça temas de fatalismo e a inevitabilidade do destino.
Espaço: o palco da ação
O espaço, ou cenário, em uma narrativa é o ambiente onde ocorrem os eventos. Ele pode ser tanto um local físico específico quanto um ambiente mais abstrato, como o interior da mente de um personagem. O espaço é crucial para estabelecer o tom da história e influenciar o comportamento dos personagens. Analisemos três exemplos:
- Fácil: “A Cabana do Pai Tomás” de Harriet Beecher Stowe usa o espaço físico das plantações do sul dos EUA para destacar a crueldade e a brutalidade da escravidão, influenciando diretamente a narrativa e a evolução dos personagens.
- Intermediário: “Dublinenses” de James Joyce retrata Dublin não apenas como um espaço físico, mas como um reflexo das esperanças e desilusões de seus habitantes, usando o espaço para comentar sobre a paralisia emocional e social de seus personagens.
- Difícil: “Blade Runner”, inspirado no livro “Do Androids Dream of Electric Sheep?” de Philip K. Dick, apresenta um futuro distópico onde o espaço urbano é um reflexo das complexidades éticas envolvendo humanos e androides. O ambiente urbanístico e tecnológico avançado amplifica os temas de alienação e identidade.
Conclusão elementos da narrativa
Entender os elementos da narrativa é extremamente importante para qualquer estudante que se prepara para o ENEM e outros vestibulares. Este guia detalhado não só aprofunda seu conhecimento dos componentes essenciais da narrativa, mas também fornece uma base sólida para a análise e apreciação literária. Com estas ferramentas, você estará preparado para enfrentar os desafios de interpretação, assim como, a análise em qualquer prova de literatura.